- Projetos Finalizados
- Projetos em Andamento
- Treinamentos
- Conhecimentos
-
- Conceitos
- Outros
A placa de Arduino é uma pequena placa microcontroladora, ou seja, um circuito de pequeno porte (a placa) que contém um computador inteiro dentro de um pequeno chip (o microprocessador). A placa de Arduino Uno apresenta um pedaço de plástico preto e retangular com 28 “pernas” que consiste no chip ATmega328 que é essencial para a placa. A placa recebe sua alimentação a partir da porta USB do computador.
Na figura acima é possível perceber fileiras de encaixes com vários nomes. Esses encaixes são os conectores, usados na ligação de sensores e atuadores. Os sensores sentem algo no mundo físico e o convertem em um sinal que o computador possa entender, enquanto os atuadores convertem um sinal digital de um computador em uma ação no mundo físico. Os conectores consistem em:
14 pinos digitais de entrada/saída (pinos 0-13):
Estes pinos podem ser de entradas ou saídas. As entradas são usadas na leitura de informações de sensores e as saídas para controlar atuadores. As entradas e as saídas digitais só podem ler e gravar um entre dois valores (HIGH e LOW).
6 pinos de entrada analógica (pinos 0-5):
Os pinos de entrada analógica são usados na leitura de medidas de voltagem nos sensores analógicos. As entradas analógicas podem detectar 1.024 níveis de voltagem diferentes (diferente das entradas/saídas digitais que só detectam HIGH e LOW).
6 pinos de saída analógica (pinos 3, 5, 6, 9, 10 e 11):
Os seis pinos digitais podem fornecer saída analógica. Deverá especificar no sketch o que o pino deve fazer.