- Projetos Finalizados
- Projetos em Andamento
- Treinamentos
- Conhecimentos
-
- Conceitos
- Outros
Essa é uma revisão anterior do documento!
De uma forma geral, microcontroladores são microprocessadores que podem ser programados para determinadas funções específicas. Dessa forma, é possível dizer que um microcontrolador é um dispositivo que mistura hardware com software, sendo possível, por meio da programação (geralmente em C ou Assembly), controlar um hardware para realizar funções especificadas de maneira simples e flexível.
Microprocessadores são dispositivos lógicos programáveis que agem sob o controle de um programa armazenado em memória, executando operações aritméticas, lógicas booleanas e tomadas de decisões. Além disso, também realizam entrada e saída de dados, permitindo a comunicação com outros dispositivos periféricos. Basicamente, um microprocessador é formado por: - Unidade Lógica Aritmética (ULA) – componente responsável pela realização das operações lógicas e aritméticas; - Unidade de Controle (UC) – componente responsável pela decodificação e execução das instruções, fornecendo os sinais de temporização adequados para as diversas partes do processador; - Registradores – componente responsável pelo armazenamento de informações (dados, endereços e instruções)
Diferente dos microprocessadores, os microcontroladores possuem elementos adicionais em sua estrutura interna como: - memória de leitura e escrita para armazenamento de dados; - memória somente de leitura para armazenamento de programas; - EEPROM para armazenamento permanente de dados. Além disso, possuem também dispositivos periféricos como: - conversores analógico/digital (ADC); - conversores digital/analógico (DAC); - portas de entrada e saída digitais (I/O) para propósito geral.
Sendo um tipo especial de circuito integrado, os microcontroladores podem ser programados para desempenhar tarefas especificas. Existem diversos hardwares para se usar com o microcontrolador, como: - display de LED; - botões; - luzes; - acionador de motor; - sensores; - entre outros.
Acoplando um teclado e um visor, é possível programar o microcontrolador para que, ao pressionar um botão no teclado, o botão pressionado seja exibido no visor. Também é possível programar o microcontrolador para que seja exibido a soma, ou outra operação matemática, de dois números inseridos no teclado, obtendo então uma calculadora. Além disso, com um sensor de temperatura e hardware de bluetooth, é possível programar o microcontrolador para disparar e enviar um sinal via bluetooth para o celular, caso a temperatura atinja um determinado valor. Temos assim, um alarme contra incêndio.